"Causos" de Vila Velha

Imprimir

Seja cidadão. Jogue lixo na lixeira!

lixeira_fmtÉ comum avistar uma pessoa jogando lixo no chão. Todos os dias centenas de papéis, palitos, latas, chicletes, pontas de cigarro e outros produtos são jogados nas ruas.

Todos sabem que essa atitude traz sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Mas, mesmo assim, muitos insistem em praticá-la. Não basta se dizer e se achar cidadão, é necessário agir como cidadão. Cidadão não joga lixo na rua, não jogo lixo em rios ou em qualquer outro lugar. Lugar de lixo é na lixeira! Tenho um questionamento a fazer. A pessoa que joga uma embalagem de picolé no chão também o faz em casa, no chão do quarto? Acredito que não. O problema é que a maioria das pessoas parece deixar a educação dada pelos pais em casa e acham que a rua é terra de ninguém. Mais aí está o “x” da questão. A rua é sua, é minha, é nossa!

Para melhorar a situação das ruas do município, a Prefeitura Municipal de Vila Velha realizou um mutirão da limpeza que teve como objetivo recolher lixo das ruas, galerias e bueiros da cidade, já que as chuvas de verão costumam ser muito fortes. Com ruas, galerias e bueiros limpos as águas da chuva escoam com mais facilidade. Muitas enchentes poderiam ser evitadas se as pessoas não jogassem lixo nos rios e no chão. Abaixo estão listados alguns lugares que receberam a limpeza: Rodovia Carlos Lindenberg, a orla da Praia da Costa, Ibes, Itapoã, Glória, Cobilândia, Alvorada e o bairro Ilha dos Aires.

Para o Secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro, o problema de lixo é sério. “Atualmente, Vila Velha possui cerca de 208 pontos críticos de lixo. São aqueles pontos onde as pessoas jogam lixo em grande quantidade e a secretaria precisa enviar um caminhão para efetuar a retirada”, diz Romário. Hoje, são recolhidas em torno de 300 toneladas de lixo doméstico por dia no município. Devido ao aumento do lixo o secretário faz um apelo. “Seria bom que a população, além de não jogar lixo nas ruas, colocasse seu lixo doméstico nas calçadas apenas próximo ao horário de recolhimento”, pede Romário dizendo que a maioria das pessoas colocam o lixo nas calçadas muito cedo. O recolhimento de lixo na Praia da Costa é realizado todos os dias a partir das 19h.

Sabemos que em alguns lugares não há tantas lixeiras como deveria. Então fica aqui uma dica. Leve sempre um saquinho. Nele você pode colocar seu lixo e assim que avistar uma lixeira deposite-o, ou então, pode entrar em algum estabelecimento e pedir para usá-la. Os carros devem ter lixeirinhas, assim evita-se jogar lixo pela janela, pois essa atitude, além de sujar a cidade, pode causar um acidente. Ajude a manter a cidade mais limpa! Pense que é uma extensão de sua casa, ninguém gosta de passear por ruas sujas. Lembre-se que lixo na rua atrai ratos, baratas e outros insetos que podem causar danos à saúde. Você também deve fazer a sua parte, sempre que vir alguém jogando lixo ao chão chame a atenção. Pequenas atitudes fazem a diferença e se transformam em grandes benefícios. Pense nisso!

Tempo para Decomposição

Papel: 3 meses a vários anos
Casca de frutas: 3 a 12 meses
Madeira: 6 meses (em média)
Cigarro:1 a 2 anos
Chiclete: 5 anos
Lata de aço: 10 anos
Nylon: 30 anos
Embalagem longa vida :   + de 100 anos
Plásticos:  + de 100 anos
Pneus: + de 100 anos
Latas de alumínio: + de 1000 anos
Vidro:  + de 10000 anos

Comentários   

 
0 #3 Luan 09-09-2014 14:05
Na rua da escola, e na minha rua, tem muito lixo... estou cansando de ver tanto lixo nas ruas de cada cidade, quero que alguém me ajude a prevenir esses lixos nas ruas!!! Obrigado!!!. :sad:
Citar
 
 
0 #2 laryssa 24-09-2013 03:05
verdade muitos dissem que sao cidadaes e jogao lixo no chao
Citar
 
 
+1 #1 laryssa 24-09-2013 03:03
:lol:
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar