Artigos

Imprimir

Como minimizar o efeito do óleo de cozinha no ambiente?

oleo2Jogar a gordura da panela no ralo da pia é uma atitude muito comum. Várias donas de casa dão esse destino para o óleo que não serve mais. O problema é que, o que parece simples, faz toda a diferença quando falamos em preservação ambiental.  O descarte inadequado de produtos como óleo e gordura nos esgotos das residências traz sérios danos.

E o prejuízo também pode retornar para a casa das pessoas. Isso porque, caso o tratamento das caixas de gordura não seja feito rotineiramente, o fluxo barrado pela gordura poderá voltar às residências, empresas ou comércio.

De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

(Sabesp), estima-se que uma família gere 1,5 litros de óleo de cozinha por mês. Para servir de parâmetro, 1 litro de óleo é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água, segundo a mesma companhia.

Segundo Franz Souza, diretor de planejamento da Mariano e Souza Ambiental, empresa que realiza tratamento dos efluentes e outros poluentes gerados por diversas instituições, a combinação de óleo e água no ralo não dá certo.  “O óleo e a gordura utilizados em frituras não se misturam com a água, pois são insolúveis. Se o mesmo for despejado na pia ou descartado inadequadamente, os riscos ao meio ambiente são enormes, podendo causar entupimento das tubulações da própria residência ou mesmo das galerias e redes de esgotos”, afirma Franz Souza.

Após estes empecilhos causados aos sistemas de esgotos, o problema ambiental se agravará quando este mesmo óleo de fritura chegar aos rios, córregos e lagoas. O especialista explica que “com a formação de uma camada sobre a água, serão aglomerados entulhos e lixos dos mais variados tipos. Assim sendo, o acúmulo dificultará a passagem da luz, evitando a oxigenação e a evaporação da água. Causando imediatamente a morte de qualquer tipo de vida aquática, como a fauna e a flora brasileira dos rios, lagos e lagoas”.

No caso do óleo ser despejado diretamente no solo, a impermeabilização da terra é o primeiro resultado. Dificultando, assim, a passagem da água de chuva e propiciando enchentes.

Confira as alternativas para contribuir para a preservação do meio ambiente e fazer o descarte correto do óleo utilizado nas frituras:

- Utilize-o na fabricação doméstica de sabão. Muitas pessoas fazem este produto e necessitam de doações do produto queimado;

- Envie-o para uma entidade que o reaproveite. Há muitas delas espalhadas por diversos municípios brasileiros;

- Realize o tratamento de sua caixa de gordura eventualmente. Isso irá contribuir para que o esgoto gerado por sua residência ou comércio chegue da forma correta aos rios e esgotos;

- Espere o óleo esfriar e coloque-o em garrafas PET. Quando reunir uma quantidade significativa vá a uma das muitas redes de varejista que fazem a coleta do produto;

- Também é possível transformar o óleo usado em combustível, mais precisamente em biodiesel. Porém, não é possível fazer isto em casa. Informe-se sobre os locais de descarte adequados;

- E nunca, em hipótese alguma, despeje o mesmo na pia, ou, mesmo, nos esgotos de sua rua ou avenida.

AMPC arrecada óleo de cozinha

Consciente da necessidade de não poluir ainda mais o meio ambiente, a Associação dos moradores da Praia da Costa dá a sua contribuição. A partir desse mês de setembro a AMPC vai receber todo óleo de cozinha dos moradores do bairro e dar o destino correto ao produto.

Caso você não tenha um local para despejar o óleo, é só procurar a sede da Associação. Para isso basta guardar o óleo que não será mais usado em uma vasilha, como por exemplo, uma garrafa pet. Espero encher a garrafa e depois leve o óleo para a AMPC. Os funcionários irão receber esse óleo e entregar para uma empresa que dará o destino correto para esse óleo.

A diretoria da AMPC já está fechando um acordo com uma empresa que faz a arrecadação desse tipo de produto. A entrega do óleo à empresa será gratuita, a AMPC não receberá nada em troca, apenas terá a certeza de que esse problema não vai mais ser um empecilho para o bem estar de todos os moradores!

Não jogue óleo de cozinha no ralo, entregue à AMPC!!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar